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VERDADES QUE NINGUÉM NUNCA CONTOU SOBRE PRODUTIVIDADE E RESULTADOS!


"Se alguém ainda acredita que é preciso ir para o trabalho trabalhar ou que é preciso fazer reuniões para discutir problemas e estabelecer metas ou, ainda, que é realmente necessário ter um escritório para ter um negócio, Jason Fried e David Hansson demonstram que não."

Essa dupla ganhou milhões de adeptos no mundo dos negócios ao destruir mitos e criar novos conceitos sobre Marketing e Produtividade. E, principalmente, ao explicar por que ninguém trabalha no trabalho.

São os autores do livro Rework, que foi apontado como um dos melhores livros de negócios de 2010, avalizado em seu prefácio por nomes como Chris Anderson, Tom Peters, Seth Godin e Tony Hsieh.



:: IGNORE O "MUNDO REAL"

A primeira dica dos autores é:

Ignore o mundo real!
Aquele mundo implícito na frase: “Isso nunca vai funcionar no mundo real”.
Ignore essa realidade pessimista e desesperadora na qual não existe a possibilidade de que pessoas possam ser colegas de trabalho, mesmo morando em diferentes países... Ou de que é preciso gastar milhões em publicidade/propaganda... Ou ainda de que não é possível dar início a um negócio sem ter de passar a vida inteira economizando para isso.

O mundo dos negócios mudou muito. Já não comporta mais a ideia de que dar início a um negócio exige grandes investimentos, locações compatíveis, contratação de pessoal. Hoje, ninguém mais precisa sequer de um escritório, e muito menos ter de trabalhar mais de 40 horas por semana...

Grandes negócios surgem de boas ideias e podem ser feitos à partir de casa ou mantidos por pessoas que nunca se encontraram pessoalmente e vivem a milhas de distância umas das outras.

Aliás, hoje em dia, apenas uma pessoa pode realizar o trabalho que antes era feito por duas, três, ou até mesmo por um departamento inteiro...

"Não acredite no que dizem. Esse mundo pode ser real para os outros, mas não significa que você tenha que viver nele. O mundo real não é um lugar, é uma desculpa. É uma justificativa para não tentar!"

...

Comece fazendo alguma coisa. Você precisa de menos do que imagina!
Faça alguma coisa. Ideias são baratas e abundantes, mas a ideia é apenas uma pequena parte do negócio. A questão é como executá-la.

E mais: planejamento de longo prazo é mera especulação!
Então chame de especulação e não de plano e pare de se preocupar com ele. Preocupe-se com o que realmente interessa. “Ignore os detalhes, pelo menos por enquanto”.

As coisas ficam melhores quando ficam menores. Diminua o tamanho da sua ambição e dos seus objetivos. Corte o que parece bom mas não é necessário e deixe para depois o que pode ser feito depois.

Tente resolver o seu próprio problema e faça a diferença no mundo!

“A maneira mais fácil de criar um grande produto ou serviço é fazendo alguma coisa que você queira usar.”



Coloque o que você pensa no seu produto, faça alguma coisa que ninguém mais saiba fazer. Quando você quer resolver o seu próprio problema, sabe exatamente o que fazer e onde chegar... além de se apaixonar pelo que está fazendo.

Para fazer a diferença no mundo não é preciso encontrar a cura para o câncer! Você pode apenas criar alguma coisa que facilite a vida de qualquer pessoa... e com isso o produto ou o serviço atrairá adeptos, fãs... ...clientes!

"Se você frequentemente fica até mais tarde e trabalha nos finais de semana, não é porque tem muito trabalho, mas porque você não está fazendo o que deve ser feito. E o motivo são as interrupções."



:: DICA DE PRODUTIVIDADE:

Interrupções são corrosivas para a produtividade: 45 minutos e então um telefonema. Mais 15 minutos e o almoço… No período da tarde, uma reunião… E no final do dia restam apenas duas horas para fazer o trabalho que precisa ser feito....

A solução apresentada pelos autores são as zonas de isolamento:

  1. Estabeleça períodos ou mesmo um dia semanal em que as pessoas não devem conversar. Trocar a confraternização da sexta-feira por uma terça-feira em que a comunicação é proibida. Não parece razoável? Sem conversa e o trabalho será feito realmente.
  2. Trocar as ferramentas comuns de comunicação, como ligações, reuniões ou conversas pessoais, por emails ou mensagens, que não precisam ser instantaneamente respondidas. Isso evita que se tenha que interromper o que se está fazendo.


.: Nas reuniões

Nas palavras dos autores: “Reuniões são tóxicas”. São as piores e mais frequentes interrupções no ritmo de trabalho. Tratam normalmente de ideias abstratas, fogem do assunto e não resolvem problema nenhum.

Basta multiplicar o tempo gasto em uma reunião pelo número de pessoas nela presentes: uma reunião de uma hora com dez pessoas representa 10 horas de trabalho despendidas no encontro. Agora é só calcular o custo dessas 10 horas de trabalho e chega-se ao custo de uma reunião.

Sem contar o tempo perdido em decorrência dela, entre interromper o que está fazendo, ir até a reunião, voltar ao trabalho e recomeçar o que foi interrompido. E o que é pior: reuniões procriam. Acabam gerando outras reuniões. Então, pergunte-se antes: será que ela é mesmo necessária?



:: "Whorkaholismo"

O "whorkaholismo" não é apenas desnecessário, é uma estupidez.

“Trabalhar mais não significa que você está se dedicando mais ou que você está fazendo mais. Significa apenas que vocês está trabalhando mais.”

Workaholics acabam liderando uma mentalidade estúpida: as pessoas ficam mais tempo no trabalho, mesmo sem estar produzindo.

“Ninguém toma decisões perspicazes quando está cansado.”

 E o que é pior, acabam criando mais problemas do que eles conseguem resolver. “Eles disfarçam a preguiça intelectual com a força bruta. Criam problemas intencionalmente, apenas para resolvê-los e assim trabalhar mais. Adoram ser heróis”.

Mas... ...o verdadeiro herói foi para casa porque descobriu uma maneira mais rápida e fácil de fazer!  ;-)



:: Ilusões e abstrações

O mundo do trabalho é abarrotado de documentos que não servem para nada além de desperdiçar tempo: relatórios que ninguém lê, diagramas que ninguém entende e projetos que nunca viram produtos. Acabe com as abstrações e faça coisas concretas que realmente serão usadas. Qualquer coisa além disso é apenas distração.



:: Contratações e pessoal

Será que você realmente precisa de alguém para cumprir certas tarefas? Contrate apenas quando for imprescindível e não quando uma mera mudança na prática diária for suficiente para resolver o problema. E mais: “Nunca contrate ninguém antes de tentar fazer você mesmo. Dessa forma, é possível entender a natureza do trabalho e como ele deve ser feito”.


Os autores são ainda mais radicais quando o assunto é contratação: “Currículos são ridículos.” São farsas, todo mundo mente nos currículos. Sem contar que números e graus não dizem nada. O que realmente importa: como ou por quanto tempo alguém ficou fazendo alguma coisa? O que exatamente significa uma boa formação acadêmica? Significa que a pessoa passou muito tempo na escola e pouco tempo trabalhando. Vai levar mais tempo ainda para perder os hábitos que funcionam no mundo acadêmico mas são inúteis fora dele.

No trabalho, não trate as pessoas como se elas tivessem 13 anos. “Quando você trata as pessoas como crianças, vai ter um trabalho infantil”. Por exemplo, empregados que precisam pedir permissão para ir ao banheiro, ou dependem de aprovação para todo e qualquer gasto.“Quando tudo exige aprovação, cria-se uma cultura de não pensantes”.

E mais: “Qual é o ganho em proibir os empregados de acessarem redes sociais ou o YouTube? Nenhum. Esse tempo não se converte magicamente em trabalho. Eles vão apenas encontrar alguma outra diversão”.  Trabalhar oito horas por dia é um mito. Estar no escritório não significa estar trabalhando. “Pessoas precisam de diversão para romper a monotonia do dia de trabalho. Sem contar o tempo e o dinheiro investido em TI para monitorar seus próprios funcionários.



:: Polêmica

Ainda que as dicas sejam pertinentes, deve-se levar em consideração que a empresa dos autores cresceu e prosperou num ambiente propício. “A experiência dos autores empresários é centrada na realidade de uma start-up de tecnologia criada no Vale do Silício e, portanto, em um ambiente de negócios bastante diferente do brasileiro”.



Mais sobre o assunto: o site Resultson, traz a opinião de diversos especialistas sobre as principais dicas do livro.

Além do Rework, os fundadores da 37Signals são autores também do Getting Real, mais voltado para web e tecnologia, e escrevem no blog Signal vs. Noise.

Na Saraiva compre pelo link: http://www.saraiva.com.br/rework-3526045.html




Autoria: Elisa Mombelli / Revisão: Adri Alves